CHECK UP DA PRÓSTATA

Checkup da Próstata

A próstata é uma glândula masculina localizada entre a bexiga e a uretra. É responsável pela produção do líquido seminal (esperma) que o homem elimina através da ejaculação. Este líquido carrega os espermatozoides produzidos no testículo para o interior da vagina e útero após a ejaculação.

Após os 40 anos, é comum haver o crescimento prostático benigno (ou hiperplasia benigna). Este crescimento pode causar dificuldade para urinar, tal como esforço, jato fraco, gotejamento, acordar à noite para urinar, etc.

Outro problema que pode ocorrer após os 40 anos é o Câncer de Próstata. O Câncer de Próstata atingirá cerca de 18% dos homens. Quem tem pai, irmão ou tio com Câncer de Próstata tem um risco maior.

No início, o Câncer de Próstata não causa sintomas. Por isso é necessário fazer os exames de rotina. Estes exames não evitam o câncer, mas se ele for descoberto no começo tem uma chance de cura bem maior. Os exames necessários para a avaliação da próstata são o PSA (total e livre) e o toque retal.

PSA é uma proteína produzida só pela próstata. Se estiver aumentada, pode ser por câncer, crescimento benigno ou por inflamação. Até 20% dos pacientes que tem câncer na próstata tem o PSA baixo. Por isso ainda é importante a realização do toque retal. É um exame desconfortável, porém praticamente indolor. Através do toque podemos sentir a próstata e verificar se há algum nódulo suspeito.

No caso do PSA estar elevado ou do toque retal ser alterado, realizamos a biópsia de próstata. É ela que define o que a próstata tem e que direção devemos seguir em relação ao tratamento.

Os exames de rotina da próstata devem ser realizados por todos os homens com mais de 45 anos. Homens com histórico familiar de câncer de próstata ou afro-descendentes devem iniciar os exames antes, aos 40 anos devido ao risco aumentado.

No caso de diagnóstico de hiperplasia benigna, somente realizamos tratamento quando o paciente está urinando com dificuldade ou então se parou de urinar e está com sonda. Nestes casos podemos tratar com medicamentos ou com cirurgia. A cirurgia pode ser sem cortes se a próstata for pequena, ou com pequeno corte de 1,5 cm se for uma próstata grande. O Dr. Fabio e o Dr. Marcelo utilizam os equipamentos mais modernos para realização do tratamento do crescimento prostático, tais como o laser verde, o bisturi bipolar e a cirurgia laparoscópica single-port, que são as formas mais modernas de se tratar o crescimento da próstata. São cirurgias rápidas e efetivas, onde o paciente fica internado entre 1 e 3 dias, tendo uma rápida recuperação pós – operatória.

Já no caso de Câncer de Próstata, devemos avaliar se o tumor está localizado só na próstata. As opções de tratamento curativo são cirurgia e radio/braquiterapia. O tratamento que oferece maior chance de cura é a cirurgia. A radioterapia pode ser utilizada quando o paciente não tem condições de cirurgia ou quando não quer operar. Outra indicação de radioterapia é no caso de o tumor voltar após a cirurgia, quando passa a ser uma arma valiosa no tratamento do câncer. A braquiterapia é uma forma de radioterapia localizada, onde sementes radioativas são inseridas diretamente na próstata, podendo ser usada em casos de próstata pequena e de doença em fase iniciais.

Nos casos de pacientes muito idosos ou com câncer espalhado (metastático), podemos utilizar o tratamento com hormônios, que bloqueiam a progressão do tumor.

cirurgia de próstata pode ser realizada da forma convencional (com “corte”), com laparoscopia pura ou com laparoscopia com auxílio do robô. Todos os métodos são eficientes. Os problemas que podem ocorrer com qualquer tipo de tratamento do câncer de próstata são incontinência urinária, impotência e estreitamentos, mas estes problemas tem diminuído cada vez mais com o avanço das técnicas cirúrgicas e de radioterapia. O resultado final depende mais da experiência do cirurgião do que o método empregado. O Dr. Fabio e o Dr. Marcelo realizam a cirurgia de próstata tanto da forma convencional como com a laparoscopia e com o uso de robô, com excelentes resultados em termos de incontinência e impotência. Nos Estados Unidos, cerca de 85% das cirurgias para remoção da próstata são feitas com o auxílio do robô.