VASECTOMIA

vasectomia

vasectomia é uma cirurgia realizada com a finalidade de esterilização masculina. Isto significa apenas a interrupção na capacidade de ter filhos, sendo que não tem nenhuma interferência na masculinidade ou na potência do homem.

De acordo com a lei federal no. 9263, de 12 de janeiro de 1996, podem ser submetidos a vasectomia homens com mais de 25 anos ou com pelo menos 2 filhos.

cirurgia é simples, sendo feita via escrotal, com anestesia local e sedação, indo o paciente de alta no mesmo dia.

Como complicações, pode haver algum sangramento local, infecção da pele e dor, porém são incomuns.

A vasectomia pode ser revertida em caso de arrependimento, porém o paciente deve pensar na cirurgia como algo definitivo, pois o sucesso na reversão não é de 100%, além de haver os custos da cirurgia. O ideal é que a vasectomia seja uma escolha do casal.

De acordo com estudos recentes, não há ligação entre vasectomia e outras doenças, tais como câncer de próstata, hipertensão, impotência, etc.

Após a vasectomia, deve se fazer um espermograma para se comprovar que não há mais espermatozoides no esperma, o que em geral leva cerca de 2 meses ou 20 ejaculações. Com uma técnica utilizada pelo Dr. Fabio e o Dr. Marcelo, este tempo pode ser reduzido até pela metade.

A recanalização espontânea, que é a reformação do canal ligado na cirurgia, é extremamente rara, mas pode acontecer, sendo aconselhável a realização de espermogramas eventuais para confirmação da esterilização.