CIRURGIA LAPAROSCÓPICA E ROBÓTICA

Cirurgia Laparoscópica

A cirurgia laparoscópica em urologia começou como um método diagnóstico, e com a evolução instrumental e técnica, progrediu e atualmente é o método de escolha no tratamento de diversas doenças urológicas.

A técnica consiste em, através de pequenas incisões no abdome ou na região lombar, de 0.5 a 1.0 cm de tamanho, introduzir uma óptica acoplada a uma câmera, além de outros instrumentos presentes na cirurgia tradicional, como pinças e tesouras, porém adaptadas. Através destes pequenos orifícios, podemos visualizar o interior do corpo humano e assim realizar o ato cirúrgico tal qual no método tradicional. As vantagens desta técnica cirúrgica são a menor agressão cirúrgica, menor dor pós-operatório, recuperação mais rápida e também melhor aspecto estético da cicatriz.

Atualmente muitas doenças urológicas podem ser tratadas por este método, incluindo o câncer de próstata, rim e bexiga, as doenças da glândula adrenal, a hiperplasia prostática benigna, a estenose de junção pieloureteral entre outros.

A equipe da Advance é extremamente especializada nesta técnica e tem vasta experiência com o método, trazendo benefícios àqueles que necessitam.

Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica é uma técnica que une a cirurgia laparoscópica a uma plataforma robótica para auxiliar o ato operatório. Como na cirurgia laparoscópica, são realizadas pequenas incisões e através delas colocam-se pinças especiais que se acoplam à plataforma robótica.
A plataforma robótica não se move por si só; ela obedece ao comando do cirurgião, que fica em um console, uma espécie de central de comando. Nesta central, o cirurgião tem uma visão tridimensional do interior do corpo humano, graças à óptica especial do robô, e realiza os movimentos cirúrgicos em uma espécie de “joystick”, que traduz os movimentos e envia as informações à plataforma robótica.