HPV

HPV é um vírus que habita a pele humana e que quando está ativo causa lesões verrucosas. Basicamente todas as verrugas do corpo são causadas por HPV. Existem mais de 100 tipos de HPV. Alguns deles afetam especificamente as áreas genitais e podem ser transmitidos via contato sexual. Do primeiro contato com o vírus até o surgimento das lesões pode haver um tempo variável, desde algumas semanas até alguns anos, não sendo possível a determinação de quando houve o contato.

No homem, nós nos preocupamos com as lesões visíveis. São estas que devem ser tratadas. Se não tratadas, podem crescer e ser transmitidas durante a relação sexual. Tanto no homem quanto nas mulheres, o HPV está associado a surgimento de câncer de pênis (mais raro) como a câncer de colo de útero (muito comum).

tratamento consiste basicamente na ressecção das lesões, podendo ser por meio de nitrogênio líquido (crioterapia), pomadas, pequenas cirurgias ou laser, tudo dependendo do número de lesões, do tamanho e da preferência tanto do médico quanto do paciente. O Dr. Fabio e o Dr. Marcelo tem realizado o tratamento do HPV de forma inovadora, rápida e indolor, através do uso da crioterapia.

O tratamento com crioterapia pode ser utilizado em lesões pequenas e pouco profundas. É aplicado no próprio consultório e é indolor. A lesão é congelada e cai em alguns dias, deixando mínima cicatriz.

A ressecção com cirurgia ou laser é realizada em ambiente hospitalar ambulatorialmente, com aplicação de anestesia local. É rápido e o paciente vai para casa logo após o procedimento. Após a cicatrização, fica uma pequena cicatriz.

Os tratamentos para o HPV são muito efetivos, porém deve-se ficar atento quanto ao aparecimento de novas lesões. Além disso, é recomendado a coleta de exames de sangue para se descartar outras doenças que podem vir junto com o HPV. Um tratamento preventivo com pomadas locais pode ser realizado em casos de risco para recidiva. É importante também a avaliação da parceira para evitar novas contaminações.

vacina contra HPV é recomendada para pessoas que não tiveram contato sexual prévio e tem se demonstrado muito seguras e eficientes, tanto para homens como para mulheres.